20090719

- a cena é fazer um "tick" na caixinha "gosto de mulheres"

Diz o presidente do Instituto Português do Sangue, convicto de que está a providenciar informação imprescindível e actualizada.
Isto tudo porque anda uma discussão acesa em Portugal em relação a haver ou não descriminação para com os homossexuais que são dadores de sangue.

"Por razões anatómicas, os homens estão mais expostos a doenças graves que possam ser transmitidas".

Gostava de poder dizer ao senhor que esta afirmação não tem valor científico absolutamente nenhum, até porque há evidência que a transmissão homem - mulher é muito mais provável do que mulher - homem, devido às "características anatómicas" das mulheres e a sua vulnerabilidade fisiológica.

A razão pela qual o vírus é associado às relações sexuais homossexuais é a ausência de um método barreira de protecção (e.g. o preservativo). Ora, isso é um risco que todos nós, independentemente da nossa orientação sexual, podemos correr.

However, o estigma em relação ao VIH e aos homossexuais tem 30 anos e fundamentalmente não há factos científicos que contradigam o preconceito profundo. O preconceito é irracional, infundado e ridículo. Fiquemos então no nosso cantinho pequenino a remoer nas nossas catalogações mesquinhas e vamos ignorar todas as recomendações internacionais porque essas, obviamente, são erradas e - uma expressão que gosto imenso - "anti-naturais".

já diziam os dEUS . "everybody's weird"

No comments: